Este blog tem como objetivo fundamental de compactar minhas idéias, pesquisas e comentários de diversos filmes indicados pelo professor orientador, promovendo com isso maior aprendizagem e fixação dos assuntos vistos em aulas presenciais.
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Psicanálise
A Psicanálise é um campo clinico que se propõem a investigação, a compreensão e análise do homem compreendido enquanto sujeito fruto de um inconsciente .É um método terapêutico psicanalítico que Freud desenvolveu para substituir a hipnose.

Pai da Psicanálise, Sigmund Freud nascido em (1856) cortou o cordão umbilical com a religião, quando em expões sua ideia de que todas as coisas acontecem não por uma simples intervenção de um plano superior, mas acontecem primeira mente dentro do próprio "Eu".
Para Sigmund Freud médico neurologista, a personalidade do individuo é estruturada na infância, entre 0 á 6 anos de idade, e essa personalidade é formada em três áreas ou três Estâncias: O Id, o Ego e o Superego.



Associação Livre:

Atenção Flutuante:
Mecanismo de Defesa Psicológicos:

Há inúmeros mecanismo de defesa psicológicos, porém os mais descritos são: fantasia, negação, formação relativa, repressão, racionalização, isolamento, progressão, transferência e implicação. Todos esses mecanismos podem ser evidenciados em pessoas normais, e sua presença em exceção pode indicar possíveis sintomas neuróticos ou em excesso extremo podem até indicar sintomas psicóticos.
Poderia eu descrever todos esses mecanismos de defesa psicológicos , mas irei citar apenas alguns:
# Projeção: É o ato de atribuir a uma outra pessoa ou a qualquer outro objeto, sentimentos e ou intenções que se originam em si mesmo. Sabe quando alguém afirma que "todos nós temos defeitos", esse individuo, na verdade esta projetando a todos uma característica peculiar e de origem em si mesmo, características de sua personalidade.
# Transferência é um fenômeno na qual há um deslocamento do sentido atribuído a pessoas do passado para pessoas do presente.
Essa Transferência é executada pelo inconsciente, ela pode também ocorrer na relação entre paciente e analista, onde o desejos e sentimentos do paciente será apresentado como uma repetição dos modelos infantis, de forma que as impressões dos primeiros vínculos serão novamente vivenciados pelo paciente na atualidade. Vale ressaltar que o manuseio desta técnica de analise é muito importante para se tentar compreender como foram desenvolvidas as primeiras relações humanas e como essas mesmas podem influência as atuais atitudes e comportamentos do individuo.
# Intelectualização: Ocorre quando um determinado individuo encontra-se em conflito emocional mediante ao uso excessivo do pensamento abstrato de generalização para controlar ou minimizar sentimentos perturbadores, um exemplo comum de intelectualização são pessoas que tem seus pensamentos formulados e baseados teoricamente em uma linha de raciocínio e se fecham para as novas possibilidades, pessoas assim utilizam com frequência a seguinte frase: (Eu sei, eu já li tudo isso).
#Sublimação: Processo decorrido quando a energia originalmente dirigida para propósitos sexuais ou agressivos e direcionadas para novas finalidades, para metas intelectuais , artísticas e culturais. A energia sublimada reduz as pulsões originais.
Referências Bibliográficas:
- http://artigos.psicologado.com
- http://www.psicanalitica.com.br/revista/
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Livre_associa%C3%A7%C3%A3o
- http://ehternamente.wordpress.com/2010/08/30/fichamento-%E2%80%93-funtamentos-da-tecnica-psicanalitica-uma-visao-lacaniana-bruce-fink-pt-03/
- http://moranapsicologia.blogspot.com.br/2006/07/macanismos-de-defesa-psicanlise-iv.html
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Transfer%C3%AAncia_(psican%C3%A1lise)
Gestalt

Gestalt (palavra de origem germânica que significa figura/ forma) ou mais conhecida como Psicologia da Forma, tem como proposta de cada individuo/ pessoa atinja uma real percepção de sí como ser em relação, uma reflexão sobre o tipo de sociedade que vivemos e em que base ética estamos fundamentados.
Para os empirista o mundo era visto como uma grande confusão de sensações , um processo de associações que se organizaram para por fim chegar a percepção e consequentemente a ideia.
Já para os Gestaltista o mundo não é percebido em suas partes para depois ser organizado mentalmente, mas ele se apresenta na sua totalidade e só depois o individuo se atentará para as suas individualidades.
Figura/ Fundo:
![]() |
Exemplo de Figura/ Fundo bem Delimitado. |
Figura (Forma) é sempre vista em relação ao que a Rodeia (Fundo). A relação Figura/ Fundo é um componente fundamental para a percepção visual, pois se faz necessário delimitar o contorno da figura para melhor percepção e para que venhamos identificar a imagem que se é percebida.
A Boa Forma:
![]() |
Exemplo de imagem sem boa forma. |
A partir desses fenômenos da percepção a Gestalt procura explicar como chegamos a compreender tudo aquilo que percebemos, ou seja se os elementos percebidos não apresentarem equilíbrio, simetria, estabilidade, simplicidade e regularidade, logo este elemento não alcançará uma boa forma prejudicando com isso o entendimento do elemento percebido.
Insight:
Muitas vezes em nossas experiências vividas nem sempre as situações se apresentam de forma clara e não nos propicia uma compreensão imediata. Essa situação acaba dificultando o aprendizado porque não permitem uma clara definição entre Fundo e imagem, prejudicando com isso a compreensão da relação entre parte e todo. Porém derrepentemente sem que tenhamos auxilio de ninguém ou nenhum tipo de processo de compreensão extraordinário (somando as partes mais simples) a relação figura e fundo se mostra de uma forma compreensível, a esse fenômeno damos o nome de Insight, ou seja, uma compreensão imediata e súbita.Pregnância da Forma:
![]() |
Exemplo Imagem com Alta Pregnância. |
Referências Bibliográficas:
www.gestalt.psc.br/gesttrp.htm
pt.wikipedia.org/wiki/gestalt
design.blog.br/design-grafico/o-que-e-gestalt-2
pt.wikipedia.org/wiki/gestalt
design.blog.br/design-grafico/o-que-e-gestalt-2
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
Behaviorismo

Behaviorismo (século XVIII) é uma corrente de pensamento na psicologia que tem como unidade de estudo o Comportamento, "conduta", e tem como princípio de que o comportamento dos indivíduos, é observável, mensurável e controlável. A proposta inicial de alguns Behavioristas era abandonar, mesmo que provisoriamente o foco da psicologia, que é o estudo dos processos mentais para o estudo do comportamento.
Segundo alguns pensadores Behavioristas, Comportamento se define como se fosse apenas respostas públicas dos organismos e que somente os eventos observáveis poderiam ser tratados pela Psicologia, por ser uma questão de acessibilidade.
O movimento Behaviourismo, passou por diversas etapas e evolução, prevalecendo até hoje o Behaviorismo Radical, que entende os eventos mentais como sendo também tipos de comportamentos.
Assinar:
Postagens (Atom)