quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Gestalt


Gestalt (palavra de origem germânica que significa figura/ forma) ou mais conhecida como Psicologia da Forma, tem como proposta de cada individuo/ pessoa atinja uma real percepção de sí como ser em relação,  uma reflexão sobre o tipo de sociedade que vivemos e em que base ética estamos fundamentados.

Para os empirista o mundo era visto como  uma grande confusão de sensações , um processo de associações que se organizaram para por fim chegar a percepção e consequentemente a ideia.
Já para os Gestaltista o mundo não é percebido em suas partes para depois ser organizado mentalmente, mas ele se apresenta na sua totalidade e só depois o individuo se atentará para as suas individualidades.




Figura/ Fundo:


Exemplo de Figura/ Fundo bem Delimitado.
Figura (Forma) é sempre vista em relação ao que a Rodeia (Fundo). A relação Figura/ Fundo é um componente fundamental para a percepção visual, pois se faz necessário delimitar o contorno da figura para melhor percepção e para que venhamos identificar a imagem que se é percebida.   






A Boa Forma:

Exemplo de imagem sem  boa forma.
A partir desses fenômenos da percepção a Gestalt procura explicar como chegamos a compreender tudo aquilo que percebemos, ou seja se os elementos percebidos não apresentarem equilíbrio, simetria, estabilidade, simplicidade e regularidade, logo este elemento não alcançará uma boa forma prejudicando com isso o entendimento do  elemento percebido.








Insight:

Muitas vezes em nossas experiências vividas nem sempre as situações se apresentam de forma clara e não nos propicia uma compreensão imediata. Essa situação acaba dificultando o aprendizado porque não permitem uma clara definição entre Fundo e imagem, prejudicando com isso a compreensão da relação entre parte e todo. Porém derrepentemente sem que tenhamos auxilio de ninguém ou nenhum tipo de processo de compreensão extraordinário (somando as partes mais simples) a relação figura e fundo se mostra de uma forma compreensível, a esse fenômeno damos o nome de Insight, ou seja, uma compreensão imediata e súbita.


Pregnância da Forma:

Exemplo Imagem com Alta Pregnância.
Principio fundamental da Gestalt que explica a maneira como percebemos as formas do objeto. logo compreendemos que pregnância da Forma diz que todas as formas tendem a serem percebidas da maneira mais simples possível, uma tendência a harmonia e ao equilíbrio visual. é o princípio da simplificação da percepção natural. Oque chamo de Cérebro com preguiça de pensar, acha uma maneira mais fácil e simples de compreender o percebido. 


Referências Bibliográficas: 


www.gestalt.psc.br/gesttrp.htm
pt.wikipedia.org/wiki/gestalt
design.blog.br/design-grafico/o-que-e-gestalt-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário