Metáfora:
A metáfora (figura de linguagem) é uma palavra de origem grega, expressão capaz de produzir sentidos figurados através de suas comparações implícitas entre as coisas, objetos, especie, etc. Isso se dá pela combinação de palavras que se formula a frase.
Freud começou utilizar a metáfora na analise de sonhos contados por seus pacientes, e até hoje a metáfora é utilizada nas clinicas de tratamento psicológico.
Um exemplo engraçado de metáfora:

Parábola:
A parábola também é uma palavra de origem grega (fabula), narração figurativa, uma de suas características fundamental é possuir sempre uma razão moral e ética, que ao longo dos anos vem sido propagada para ilustrar lições de ética por vias de fácil entendimento, sejam elas simbólicas ou indiretas.
As parábolas podem ser utilizadas na psicologia para mostrar ao paciente como esta se comportando e quais são os principais fatores que diretamente ou indiretamente o influencia a tal comportamento.
Um exemplo clássico de Parábola:
A historia dos três porquinhos.
Eu estava aqui vendo algumas parábolas e gostei dessa ai:
Parábola dos 2 Cachorros
Um índio disse certa vez a um indivíduo que se achava civilizado: "Dentro de cada um de nós existem dois cachorros que discutem o tempo todo e exercem importante papel em nossa vida: um deles se chama raiva e o outro, compaixão". Intrigado, o indivíduo se aproximou do índio e perguntou: - amigo índio, qual dos dois é o mais forte e capaz de ganhar a briga? É muito simples, afirmou o índio: aquele que eu alimento. Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1bola_(figura_de_estilo)
http://biosofia.net/2001/06/22/psicologia-moderna/
http://www.portaldomarketing.com.br/Parabolas/Parabola_dos_2_cachorros.htm

Nenhum comentário:
Postar um comentário