quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Maniqueismo, Sofisma e Materialismo Dialético:

Maniqueísmo:



maniqueísmo é um gênero de filósofia religiosa sincrética e profundamente dualística que divide o mundo em dois extremo, o bem e o mal. Podemos sintetizar o Maniqueísmo comparando-o aos seres que cometem atitudes erradas perante a sociedade. esse ser que comete tal coisa por mais ruim que ele possa apresentar, por outro lado tem também um lado bom, pois segundo a  teória maniqueista, tudo e todos é composto por dois extremos totalmente diferentes, ainda que um seja mais exuberante (observável) e perceptivo.



Sofisma(contrario a própria lei)


Em filosofia, sofisma é o raciocínio que aparentemente parece ser verdade, porém, incoclusivo, pode-se dizer também que o sofisma é uma argumentação direcionada a infundir uma ilusão de verdade a algo, apresentados sob esquemas da lógica Um exemplo muito comum de sofisma é expressado em períodos eleitorais, quando um candidato faz do seu discurso uma falácia, que aparentemente parecia ser lógico, racional e coerente em suas promessas eleitorais, mas, após as eleições, percebemos que taís promessas são sofismas eleitorais.




Materialismo Dialético:

O materialismo afirma que as relações inter e extra sociais são inteiramente vinculadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam seu modo de produção, "a maneira de ganhar a vida", modificando assim todas a relações sociais.

A Dialética Marxista postula que as leis dos pensamentos corresponde as leis da realidade em um só tempo. Com isso conclui-se que  a dialética é uma ciência que mostra como as contradições podem ser completamente idênticas, como passam umas pelas outras, mostrando também porque a razão não deve tomar essas contradições como coisa mortas, petrificadas, mas como coisa vivas, móveis lutando umas contra as outras. Formando assim os elementos primordias da Dialética: 

A TESE + ANTÍTESE= SÍNTESE.




















 As Quatro Leis da Dialética:



# 1° A Mudança Dialética, "Tudo se relaciona":

Constata que nada fica onde está, nada permanece o que é. Quem diz Dialéticamente, diz movimento, mudanças constantes, quando se falar em colocar do ponto de vista dialético, isso quer dizer, colocar-se do movimento, da mudança. Para a dialética, não há nada de definitivo, de absoluto, de sagrado.





#  2° Ação Recíproca, "Tudo se transforma":

Podemos dizer, que a Ação Recíproca é o encadeamento de processos, que nos demonstra que tudo influi sobre tudo. Ao compreender esta lei percebemos que as coisas não são tão simples quanto parecem. O que constatamos é a existência em todas as coisas, do encadeamento de processos que se produz por uma força interna (o Autodinamismo). A Dialética, insisti nisso: Nada esta acabado. Devemos então compreender que a ciências, a natureza, a sociedade devem ser vistas como um encadeamento de processos, e o motor que rege tudo isso é exatamente o autodinamisno.


# A Contradição, "A contrariedade é importante"

Pode se concluir que tudo se transforma na sua contrariedade, pois nada é eterno,  tendo com isso um inicio, meio e fim, e que mesmo a vida finalizada com a morte tem uma continuidade, pois os elementos do corpo morto irão se transformar-se para dar origem a uma nova forma de vida.



# Progresso por Salto, " Mudança qualitativa"

Podemos sintetizar o progresso por salto como como sendo uma extrema mudança quantitativa para uma mudança qualitativa, ou seja, em todos os aspectos existenciais haverá em algum momento a valorização e transformação da quantidade em qualidade.






Referências Bibliofgraficas:

http//pt.wikipedia.org/wiki/manique%ADsmo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sofisma
http://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo_dial%C3%A9tico
http://www.espirito.org.br/portal/palestras/klickeducacao/actr03.html
 



Metáfora e Parábola em Psicologia


Metáfora:

A metáfora (figura de linguagem) é uma palavra de origem grega, expressão capaz de produzir sentidos figurados através de suas comparações implícitas entre as coisas, objetos, especie, etc. Isso se dá pela combinação de palavras que se formula a frase.


A metáfora é utilizada na psicoterapias por serem consideradas capaz de gerar mudanças na maneira de pensar, ações e atitudes, graças a sua maneira não tradicional e peculiar de oferecer mensagens evolutivas. Na verdade a psicanálise coloca mais enfase na  interpretação da linguagem figurada do que na linguagem literal.
Freud começou utilizar a metáfora na analise de sonhos contados por seus pacientes, e até hoje a metáfora é utilizada nas clinicas de tratamento psicológico.


Um exemplo engraçado de metáfora:





 Parábola: 

A parábola também é uma palavra de origem grega (fabula), narração figurativa, uma de suas características fundamental é possuir sempre uma razão moral e ética, que ao longo dos anos vem  sido propagada para ilustrar lições de ética por vias de fácil entendimento, sejam elas simbólicas ou indiretas.

As parábolas podem ser utilizadas  na psicologia para mostrar ao paciente como esta se comportando e quais são os principais fatores que diretamente ou indiretamente o influencia a tal comportamento.



Um exemplo clássico de Parábola: 
A historia dos três porquinhos.







Eu estava aqui vendo algumas parábolas e gostei dessa ai:

Parábola dos 2 Cachorros 

Um índio disse certa vez a um indivíduo que se achava civilizado: "Dentro de cada um de nós existem dois cachorros que discutem o tempo todo e exercem importante papel em nossa vida: um deles se chama raiva e o outro, compaixão". Intrigado, o indivíduo se aproximou do índio e perguntou: - amigo índio, qual dos dois é o mais forte e capaz de ganhar a briga? É muito simples, afirmou o índio: aquele que eu alimento. 




Referências Bibliográficas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1bola_(figura_de_estilo)
http://biosofia.net/2001/06/22/psicologia-moderna/
http://www.portaldomarketing.com.br/Parabolas/Parabola_dos_2_cachorros.htm

Oque é Psicologia Organizacional?


Inicialmente denominada como psicologia industrial, a psicologia organizacional estuda os fenômenos psicológicos existentes nas organizações, atuando sobre os problemas organizacionais vinculada a gestão de recursos humanos. A psicologia organizacional esta ligada as empresas por um lado promovendo o bem estar dos colaboradores e por outro nas emoções geradas no ambiente de trabalho.Tendo como as principais áreas de atuação os recrutamentos, os processos seletivos de pessoas, treinamentos e diagnósticos organizacionais.



Referência Bibliográficas: hhtp://wiipedia.org/wii/psicologia_organizacional

Oque é Psiquiatria?


Psiquiatria é uma especialidade da medicina que trabalha com a prevenção, atendimento, diagnostico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimento mental, tais sofrimentos podem ser de origem orgânica ou funcional podendo gerar tendências a manifestações psicológicas  severas.

Podemos sitar como exemplo de manifestações psicológicas  severas: a depressão, o distúrbio bipolar, a demência, a esquizofrenia, e os transtornos de ansiedade, etc.
O objetivo primordial da psiquiatria é o alivio do sofrimento humano além de promover o bem estar psíquico.


Referência Bibliográficas: pt.wiipedia.or/wiki/psiquiatria

Oque é Psicologia??


Psicologia, palavra de etimologia Grega, derivada de Psique (alma) + Logos(Razão ou Conhecimento)

Psicologia é a Ciências especializada em estudar os variados comportamentos humanos e seus inumerosos processos mentais, ou seja, a Psicologia estuda oque motiva tal pensamento, oque sustenta e finaliza todos os processos mentais,  que passam pela sensação, percepção, emoção, aprendizagem e inteligencia.



Referências bibliográficas: http//www.brasilescola.com/psicologia/o-que-e-psicologia.html