quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Maniqueismo, Sofisma e Materialismo Dialético:

Maniqueísmo:



maniqueísmo é um gênero de filósofia religiosa sincrética e profundamente dualística que divide o mundo em dois extremo, o bem e o mal. Podemos sintetizar o Maniqueísmo comparando-o aos seres que cometem atitudes erradas perante a sociedade. esse ser que comete tal coisa por mais ruim que ele possa apresentar, por outro lado tem também um lado bom, pois segundo a  teória maniqueista, tudo e todos é composto por dois extremos totalmente diferentes, ainda que um seja mais exuberante (observável) e perceptivo.



Sofisma(contrario a própria lei)


Em filosofia, sofisma é o raciocínio que aparentemente parece ser verdade, porém, incoclusivo, pode-se dizer também que o sofisma é uma argumentação direcionada a infundir uma ilusão de verdade a algo, apresentados sob esquemas da lógica Um exemplo muito comum de sofisma é expressado em períodos eleitorais, quando um candidato faz do seu discurso uma falácia, que aparentemente parecia ser lógico, racional e coerente em suas promessas eleitorais, mas, após as eleições, percebemos que taís promessas são sofismas eleitorais.




Materialismo Dialético:

O materialismo afirma que as relações inter e extra sociais são inteiramente vinculadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam seu modo de produção, "a maneira de ganhar a vida", modificando assim todas a relações sociais.

A Dialética Marxista postula que as leis dos pensamentos corresponde as leis da realidade em um só tempo. Com isso conclui-se que  a dialética é uma ciência que mostra como as contradições podem ser completamente idênticas, como passam umas pelas outras, mostrando também porque a razão não deve tomar essas contradições como coisa mortas, petrificadas, mas como coisa vivas, móveis lutando umas contra as outras. Formando assim os elementos primordias da Dialética: 

A TESE + ANTÍTESE= SÍNTESE.




















 As Quatro Leis da Dialética:



# 1° A Mudança Dialética, "Tudo se relaciona":

Constata que nada fica onde está, nada permanece o que é. Quem diz Dialéticamente, diz movimento, mudanças constantes, quando se falar em colocar do ponto de vista dialético, isso quer dizer, colocar-se do movimento, da mudança. Para a dialética, não há nada de definitivo, de absoluto, de sagrado.





#  2° Ação Recíproca, "Tudo se transforma":

Podemos dizer, que a Ação Recíproca é o encadeamento de processos, que nos demonstra que tudo influi sobre tudo. Ao compreender esta lei percebemos que as coisas não são tão simples quanto parecem. O que constatamos é a existência em todas as coisas, do encadeamento de processos que se produz por uma força interna (o Autodinamismo). A Dialética, insisti nisso: Nada esta acabado. Devemos então compreender que a ciências, a natureza, a sociedade devem ser vistas como um encadeamento de processos, e o motor que rege tudo isso é exatamente o autodinamisno.


# A Contradição, "A contrariedade é importante"

Pode se concluir que tudo se transforma na sua contrariedade, pois nada é eterno,  tendo com isso um inicio, meio e fim, e que mesmo a vida finalizada com a morte tem uma continuidade, pois os elementos do corpo morto irão se transformar-se para dar origem a uma nova forma de vida.



# Progresso por Salto, " Mudança qualitativa"

Podemos sintetizar o progresso por salto como como sendo uma extrema mudança quantitativa para uma mudança qualitativa, ou seja, em todos os aspectos existenciais haverá em algum momento a valorização e transformação da quantidade em qualidade.






Referências Bibliofgraficas:

http//pt.wikipedia.org/wiki/manique%ADsmo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sofisma
http://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo_dial%C3%A9tico
http://www.espirito.org.br/portal/palestras/klickeducacao/actr03.html
 



Um comentário:

  1. MUITO INTERESSANTE o seu trabalho sobre DIALÉTICA. É justamento isso que eu esperava de você.
    Continue elaborando os seus trabalhos com esta qualidade, pois, no momento da Criação Final, será mínimo o quantum necessário para o SALTO QUALITATIVO.

    ResponderExcluir