quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Psicanálise

A Psicanálise é um campo clinico que se propõem a investigação, a compreensão e análise do homem compreendido enquanto sujeito fruto de um inconsciente .É um método terapêutico psicanalítico que Freud desenvolveu para substituir a hipnose.


Pai da Psicanálise, Sigmund Freud nascido em (1856) cortou o cordão umbilical com a religião, quando em expões sua ideia de que todas as coisas acontecem não por uma simples intervenção de um plano superior, mas acontecem primeira mente dentro do próprio "Eu".

Para Sigmund Freud médico neurologista, a personalidade do individuo é estruturada na infância, entre 0 á 6 anos de idade, e essa personalidade é formada em três áreas ou três Estâncias: O Id, o Ego e o Superego.



O Id é constituído pela parte mais primitiva e menos acessível da personalidade, Freud afirma: "Nós chamamos de um caldeirão cheio de excitações fervescentes". O  Id desconhece o noção de valores, não faz julgamentos entre o bem e o mal, total descompreensão entre a moralidade e a ética. Resumindo, o Id é composto por emoções mal trabalhadas e desejos Instintuais.



O Ego é o intermediador entre o Id e as possíveis diversidades e circunstâncias da vida (mundo externo), ou seja, O Ego representa na sua essência a Razão, a racionalidade, além de ser extremamente consciente, capaz de manipular e regular o Id. Com isso podemos dizer que Ego não existe sem o Id, o Ego existe para ajuda-lo.




O Superego representa (moralidade) a internalização de conceitos e valores morais e padrões que nos foram embutidos decorrente a convivência com nossos pais e com a sociedade em geral, tem sua origem no próprio complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites impostos e da autoridade. dizemos vulgarmente que superego é algo que fica muito além do Ego, que fica sempre te censurando. O intermediador entre Ego e Id.






Associação Livre:

Podemos dizer que Associação Livre é um método psicanalítico que foi desenvolvido por Freud  para substituir o antigo método , que era a hipnose, no tratamento da neurose. Através desse método o paciente é orientado a dizer tudo o que lhe vier em mente de forma aleatória  deixando de dar qualquer tipo de comando consciente aos seus pensamentos, sendo este também levado a relatar seus sonhos. O psicanalista por sua vez analisa todo material e busca encontrar e entender os desejos, medos, conflitos e lembranças que estejam além do alcance do conhecimento consciente do individuo.



Atenção Flutuante:

É uma técnica utilizada pelo psicanalista,ou seja, aquilo que permite ao mesmo escutar o que há de novo e diferente no discurso do analisado, e não ouvir simplesmente o que se gostaria ou se esperaria escutar. A atenção flutuante também é uma forma de atenção que flui de extremo a extremo, frase a frase, uma atenção que capture um nível de significação, escutando cada palavra a maneira/ forma na qual cada palavra é pronunciada.   



 Mecanismo de Defesa Psicológicos



Há inúmeros mecanismo de defesa psicológicos, porém os mais descritos são: fantasia, negação, formação relativa, repressão, racionalização, isolamento, progressão, transferência e implicação. Todos esses mecanismos podem ser evidenciados em pessoas normais, e sua presença em exceção pode indicar possíveis sintomas neuróticos ou em excesso extremo podem até indicar sintomas psicóticos.





Poderia eu descrever todos esses mecanismos de defesa psicológicos , mas irei citar apenas alguns:


# Projeção: É o ato de atribuir a uma outra pessoa ou a qualquer outro objeto, sentimentos e ou intenções que se originam em si mesmo. Sabe quando alguém afirma que "todos nós temos defeitos", esse individuo, na verdade esta projetando a todos uma característica peculiar e de origem em si mesmo, características de sua personalidade.  


 Transferência é um fenômeno na qual há um deslocamento do sentido atribuído a pessoas do passado para pessoas do presente. 
Essa Transferência é executada pelo inconsciente, ela pode também ocorrer na relação entre paciente e analista,  onde o desejos e sentimentos do paciente será apresentado como uma repetição dos modelos infantis, de forma que as impressões dos  primeiros vínculos serão novamente vivenciados pelo paciente na atualidade. Vale ressaltar que o manuseio desta técnica de analise é muito importante para se tentar compreender como foram desenvolvidas as primeiras relações humanas e como essas mesmas podem influência as atuais atitudes e comportamentos do individuo.

# Intelectualização: Ocorre quando um determinado individuo encontra-se em conflito emocional mediante ao uso excessivo do pensamento abstrato de generalização para controlar ou minimizar  sentimentos perturbadores, um exemplo comum de intelectualização são pessoas que tem seus pensamentos formulados e baseados teoricamente em uma linha de raciocínio e se fecham para as novas possibilidades, pessoas assim utilizam com frequência a seguinte frase: (Eu sei, eu já li tudo isso). 

#Sublimação: Processo  decorrido quando a energia originalmente dirigida para propósitos sexuais ou agressivos e direcionadas para novas finalidades, para metas intelectuais , artísticas e culturais. A energia sublimada reduz as pulsões originais. 

 
 


Referências Bibliográficas:
  • http://artigos.psicologado.com
  • http://www.psicanalitica.com.br/revista/  
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Livre_associa%C3%A7%C3%A3o
  • http://ehternamente.wordpress.com/2010/08/30/fichamento-%E2%80%93-funtamentos-da-tecnica-psicanalitica-uma-visao-lacaniana-bruce-fink-pt-03/
  • http://moranapsicologia.blogspot.com.br/2006/07/macanismos-de-defesa-psicanlise-iv.html
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Transfer%C3%AAncia_(psican%C3%A1lise)



Gestalt


Gestalt (palavra de origem germânica que significa figura/ forma) ou mais conhecida como Psicologia da Forma, tem como proposta de cada individuo/ pessoa atinja uma real percepção de sí como ser em relação,  uma reflexão sobre o tipo de sociedade que vivemos e em que base ética estamos fundamentados.

Para os empirista o mundo era visto como  uma grande confusão de sensações , um processo de associações que se organizaram para por fim chegar a percepção e consequentemente a ideia.
Já para os Gestaltista o mundo não é percebido em suas partes para depois ser organizado mentalmente, mas ele se apresenta na sua totalidade e só depois o individuo se atentará para as suas individualidades.




Figura/ Fundo:


Exemplo de Figura/ Fundo bem Delimitado.
Figura (Forma) é sempre vista em relação ao que a Rodeia (Fundo). A relação Figura/ Fundo é um componente fundamental para a percepção visual, pois se faz necessário delimitar o contorno da figura para melhor percepção e para que venhamos identificar a imagem que se é percebida.   






A Boa Forma:

Exemplo de imagem sem  boa forma.
A partir desses fenômenos da percepção a Gestalt procura explicar como chegamos a compreender tudo aquilo que percebemos, ou seja se os elementos percebidos não apresentarem equilíbrio, simetria, estabilidade, simplicidade e regularidade, logo este elemento não alcançará uma boa forma prejudicando com isso o entendimento do  elemento percebido.








Insight:

Muitas vezes em nossas experiências vividas nem sempre as situações se apresentam de forma clara e não nos propicia uma compreensão imediata. Essa situação acaba dificultando o aprendizado porque não permitem uma clara definição entre Fundo e imagem, prejudicando com isso a compreensão da relação entre parte e todo. Porém derrepentemente sem que tenhamos auxilio de ninguém ou nenhum tipo de processo de compreensão extraordinário (somando as partes mais simples) a relação figura e fundo se mostra de uma forma compreensível, a esse fenômeno damos o nome de Insight, ou seja, uma compreensão imediata e súbita.


Pregnância da Forma:

Exemplo Imagem com Alta Pregnância.
Principio fundamental da Gestalt que explica a maneira como percebemos as formas do objeto. logo compreendemos que pregnância da Forma diz que todas as formas tendem a serem percebidas da maneira mais simples possível, uma tendência a harmonia e ao equilíbrio visual. é o princípio da simplificação da percepção natural. Oque chamo de Cérebro com preguiça de pensar, acha uma maneira mais fácil e simples de compreender o percebido. 


Referências Bibliográficas: 


www.gestalt.psc.br/gesttrp.htm
pt.wikipedia.org/wiki/gestalt
design.blog.br/design-grafico/o-que-e-gestalt-2

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Behaviorismo


Behaviorismo (século XVIII) é uma corrente de pensamento na  psicologia que tem como unidade de estudo o Comportamento, "conduta", e tem como princípio de que o comportamento dos indivíduos,  é observável, mensurável e controlável. A proposta inicial de alguns Behavioristas era abandonar, mesmo que provisoriamente o foco da psicologia, que é o estudo dos processos mentais para o estudo do comportamento.

Segundo alguns pensadores Behavioristas, Comportamento se define como se fosse apenas respostas públicas dos organismos e que somente  os eventos observáveis poderiam ser tratados pela Psicologia, por ser uma questão de acessibilidade.

O movimento Behaviourismo, passou por diversas etapas e evolução, prevalecendo até hoje o Behaviorismo Radical, que entende os eventos mentais como sendo também tipos de comportamentos. 






quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Maniqueismo, Sofisma e Materialismo Dialético:

Maniqueísmo:



maniqueísmo é um gênero de filósofia religiosa sincrética e profundamente dualística que divide o mundo em dois extremo, o bem e o mal. Podemos sintetizar o Maniqueísmo comparando-o aos seres que cometem atitudes erradas perante a sociedade. esse ser que comete tal coisa por mais ruim que ele possa apresentar, por outro lado tem também um lado bom, pois segundo a  teória maniqueista, tudo e todos é composto por dois extremos totalmente diferentes, ainda que um seja mais exuberante (observável) e perceptivo.



Sofisma(contrario a própria lei)


Em filosofia, sofisma é o raciocínio que aparentemente parece ser verdade, porém, incoclusivo, pode-se dizer também que o sofisma é uma argumentação direcionada a infundir uma ilusão de verdade a algo, apresentados sob esquemas da lógica Um exemplo muito comum de sofisma é expressado em períodos eleitorais, quando um candidato faz do seu discurso uma falácia, que aparentemente parecia ser lógico, racional e coerente em suas promessas eleitorais, mas, após as eleições, percebemos que taís promessas são sofismas eleitorais.




Materialismo Dialético:

O materialismo afirma que as relações inter e extra sociais são inteiramente vinculadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam seu modo de produção, "a maneira de ganhar a vida", modificando assim todas a relações sociais.

A Dialética Marxista postula que as leis dos pensamentos corresponde as leis da realidade em um só tempo. Com isso conclui-se que  a dialética é uma ciência que mostra como as contradições podem ser completamente idênticas, como passam umas pelas outras, mostrando também porque a razão não deve tomar essas contradições como coisa mortas, petrificadas, mas como coisa vivas, móveis lutando umas contra as outras. Formando assim os elementos primordias da Dialética: 

A TESE + ANTÍTESE= SÍNTESE.




















 As Quatro Leis da Dialética:



# 1° A Mudança Dialética, "Tudo se relaciona":

Constata que nada fica onde está, nada permanece o que é. Quem diz Dialéticamente, diz movimento, mudanças constantes, quando se falar em colocar do ponto de vista dialético, isso quer dizer, colocar-se do movimento, da mudança. Para a dialética, não há nada de definitivo, de absoluto, de sagrado.





#  2° Ação Recíproca, "Tudo se transforma":

Podemos dizer, que a Ação Recíproca é o encadeamento de processos, que nos demonstra que tudo influi sobre tudo. Ao compreender esta lei percebemos que as coisas não são tão simples quanto parecem. O que constatamos é a existência em todas as coisas, do encadeamento de processos que se produz por uma força interna (o Autodinamismo). A Dialética, insisti nisso: Nada esta acabado. Devemos então compreender que a ciências, a natureza, a sociedade devem ser vistas como um encadeamento de processos, e o motor que rege tudo isso é exatamente o autodinamisno.


# A Contradição, "A contrariedade é importante"

Pode se concluir que tudo se transforma na sua contrariedade, pois nada é eterno,  tendo com isso um inicio, meio e fim, e que mesmo a vida finalizada com a morte tem uma continuidade, pois os elementos do corpo morto irão se transformar-se para dar origem a uma nova forma de vida.



# Progresso por Salto, " Mudança qualitativa"

Podemos sintetizar o progresso por salto como como sendo uma extrema mudança quantitativa para uma mudança qualitativa, ou seja, em todos os aspectos existenciais haverá em algum momento a valorização e transformação da quantidade em qualidade.






Referências Bibliofgraficas:

http//pt.wikipedia.org/wiki/manique%ADsmo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sofisma
http://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo_dial%C3%A9tico
http://www.espirito.org.br/portal/palestras/klickeducacao/actr03.html
 



Metáfora e Parábola em Psicologia


Metáfora:

A metáfora (figura de linguagem) é uma palavra de origem grega, expressão capaz de produzir sentidos figurados através de suas comparações implícitas entre as coisas, objetos, especie, etc. Isso se dá pela combinação de palavras que se formula a frase.


A metáfora é utilizada na psicoterapias por serem consideradas capaz de gerar mudanças na maneira de pensar, ações e atitudes, graças a sua maneira não tradicional e peculiar de oferecer mensagens evolutivas. Na verdade a psicanálise coloca mais enfase na  interpretação da linguagem figurada do que na linguagem literal.
Freud começou utilizar a metáfora na analise de sonhos contados por seus pacientes, e até hoje a metáfora é utilizada nas clinicas de tratamento psicológico.


Um exemplo engraçado de metáfora:





 Parábola: 

A parábola também é uma palavra de origem grega (fabula), narração figurativa, uma de suas características fundamental é possuir sempre uma razão moral e ética, que ao longo dos anos vem  sido propagada para ilustrar lições de ética por vias de fácil entendimento, sejam elas simbólicas ou indiretas.

As parábolas podem ser utilizadas  na psicologia para mostrar ao paciente como esta se comportando e quais são os principais fatores que diretamente ou indiretamente o influencia a tal comportamento.



Um exemplo clássico de Parábola: 
A historia dos três porquinhos.







Eu estava aqui vendo algumas parábolas e gostei dessa ai:

Parábola dos 2 Cachorros 

Um índio disse certa vez a um indivíduo que se achava civilizado: "Dentro de cada um de nós existem dois cachorros que discutem o tempo todo e exercem importante papel em nossa vida: um deles se chama raiva e o outro, compaixão". Intrigado, o indivíduo se aproximou do índio e perguntou: - amigo índio, qual dos dois é o mais forte e capaz de ganhar a briga? É muito simples, afirmou o índio: aquele que eu alimento. 




Referências Bibliográficas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1bola_(figura_de_estilo)
http://biosofia.net/2001/06/22/psicologia-moderna/
http://www.portaldomarketing.com.br/Parabolas/Parabola_dos_2_cachorros.htm

Oque é Psicologia Organizacional?


Inicialmente denominada como psicologia industrial, a psicologia organizacional estuda os fenômenos psicológicos existentes nas organizações, atuando sobre os problemas organizacionais vinculada a gestão de recursos humanos. A psicologia organizacional esta ligada as empresas por um lado promovendo o bem estar dos colaboradores e por outro nas emoções geradas no ambiente de trabalho.Tendo como as principais áreas de atuação os recrutamentos, os processos seletivos de pessoas, treinamentos e diagnósticos organizacionais.



Referência Bibliográficas: hhtp://wiipedia.org/wii/psicologia_organizacional

Oque é Psiquiatria?


Psiquiatria é uma especialidade da medicina que trabalha com a prevenção, atendimento, diagnostico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimento mental, tais sofrimentos podem ser de origem orgânica ou funcional podendo gerar tendências a manifestações psicológicas  severas.

Podemos sitar como exemplo de manifestações psicológicas  severas: a depressão, o distúrbio bipolar, a demência, a esquizofrenia, e os transtornos de ansiedade, etc.
O objetivo primordial da psiquiatria é o alivio do sofrimento humano além de promover o bem estar psíquico.


Referência Bibliográficas: pt.wiipedia.or/wiki/psiquiatria

Oque é Psicologia??


Psicologia, palavra de etimologia Grega, derivada de Psique (alma) + Logos(Razão ou Conhecimento)

Psicologia é a Ciências especializada em estudar os variados comportamentos humanos e seus inumerosos processos mentais, ou seja, a Psicologia estuda oque motiva tal pensamento, oque sustenta e finaliza todos os processos mentais,  que passam pela sensação, percepção, emoção, aprendizagem e inteligencia.



Referências bibliográficas: http//www.brasilescola.com/psicologia/o-que-e-psicologia.html